Manutenção Preventiva de Chiller RJ

Manutenção Preventiva de Chiller RJ é muito importante devido ao valor do equipamento e a importância no sistema. Se você tiver apenas um chiller e por acaso vir a ter algum problema, os ambientes ficam sem condicionamento de ar, pois o sistema precisa da sua função de gelar a água.

O chiller é um equipamento que também é conhecido como resfriador de líquido, sendo responsável pela retirada de calor da água que circula entre os fan coills para condicionar o ambiente.

 

Manutenção Preventiva de Chiller RJ

Manutenção Preventiva de Chiller

A manutenção preventiva de chiler, como diz o nome, prevê os problemas que podem vir a ocorrer em seu funcionamento, por isso temos que estar sempre atentos ao seu funcionamento. Temos que fazer verificações periódicas de pressões, temperatura, tensões e correntes para poder nos antecipar a futuros problemas que possam ocorrer em seu funcionamento.

As pressões alta e baixa, estando sempre dentro dos parâmetros do fabricante, fazem com que o equipamento esteja sempre em funcionamento satisfatório. Para que isso ocorra é necessário que seus trocadores de calor sempre estejam limpos e sem obstrução, para que o líquido (água ou etílico glicol) possa fluir na sua vazão de projeto, assim poderá render como o equipamento propõe.

A temperatura é muito importante, quando conseguimos chegar à temperatura do líquido a qual o projeto propõe, significa que o equipamento está com máxima eficiência. Temos que verificar a entrada e a saída do líquido, a temperatura de evaporação do gás refrigerante, a temperatura de condensação do gás refrigerante, a temperatura de superaquecimento do gás refrigerante e a temperatura do sub-resfriamento do gás refrigerante.

A parte de verificação do superaquecimento e sub-resfriamento é uma das partes mais importantes, pois o compressor foi projetado para comprimir vapor. Se o sub-resfriamento estiver baixo, o gás refrigerante retornará no estado líquido para o compressor, ocasionará quebra por calço hidráulico, se o sub-resfriamento estiver alto, ocasionará queima por excesso de aquecimento em seu bubinado, pois o que refrigera o compressor é o próprio gás ao retornar. Portanto, nessa parte não pode ser mais baixo nem mais alto, temos que seguir as especificações do fabricante para obter bom rendimento e alta durabilidade do equipamento.

Tensão

A verificação da tensão é importante devido ao percentual de valores entre as três fases (esse equipamento trabalha com três fases de alimentação) e existe um limite que se pode trabalhar Caso o percentual de valores esteja fora dos parâmetros designados pelo fabricante, pare o equipamento imediatamente e solucione o problema ou seu equipamento ocorrerá sério risco de queima.

A corrente também tem valores de desbalanceamento permitidos. Caso esteja fora dos valores permitidos, é necessário verificar problemas no quadro elétrico de comando e força do equipamento, tais quais de aperto em terminais ou até mesmo se a tensão não está com seu percentual acima do permitido. Assim, realizando esses procedimentos regularmente, você terá um equipamento com rendimento satisfatório e durabilidade maior aos que não tem essa manutenção preventiva.

A manutenção de chiller deve ser feita por profissionais que tenham experiência, pois são peças caras e, sendo manuseada por pessoas não qualificadas, podem ser instaladas inadequadamente e voltar a ocasionar o mesmo defeito ou até danificar outras partes do equipamento.

 


< Início